quinta-feira, 25 de junho de 2015

Quem dá as cartas?

scania

Quem joga cartas ou aprecia uma jogatina sabe que é vantagem ter um coringa nas mãos. Pensando assim, o sueco Dan Bahleda quis a sorte lado a lado, e para isso a estampou no seu Scania R 620.

A sorte é tanta que Dan já levou muitos prêmios para casa depois de exibir seu caminhão em festivais de supertrucks espalhados pela Europa.


A pintura foi elaborada em diferentes tons de cinza e prata, com detalhes cromados para destacar a obra. Mesmo o estilo “carteado” que rende ao caminhão um ar nobre, o desenho ficou contemporâneo.

Um detalhe deve ser mencionado sobre o criador. Foi o próprio Dan quem idealizou o coringa. Ele o projetou com traços selvagens e com expressões de espanto, mas sem perder o estilo do personagem do cinema.

O trabalho com spray ficou por conta de Olaf Pugner, jovem artista plástico europeu.

Não apenas a atrativa pintura que transforma o caminhão, mas também o seu motor V8 de 620 cv o torna um supertruck.

Mas ainda há muitos outros predicados a serem mencionados sobre este Scania. Os acessórios são exemplos. Infinitos emblemas da marca de origem sueca foram produzidos a laser para compor esse excêntrico veículo.

O chassi foi completamente revestido e a parte traseira integralmente elaborada para o projeto. Os tubos de aço fino localizados atrás do cavalo, assim como o pára-sol — este um dos poucos acessórios autênticos do veículo —, renderam ao caminhão um ar robusto.

Dan já levou muitos prêmios
Um supertruck de família

Dan recebeu a ajuda de muitos amigos e parentes para desenvolver o projeto em seu Scania. Junto com o primo David Ambrozek, ele pintou toda a cabine, incluindo os detalhes produzidos em plástico e algumas particularidades do volante como a brincadeira branco e preto. Enquanto isso o seu tio Antonin Adamek foi o responsável pelo trabalho de tapeçaria – tudo revestido em couro branco para harmonizar com prateado do cavalo-mecânico.

Chama a atenção os detalhes da maquiagem do coringa e de personagens do carteado. Esses detalhes ficaram sob a responsabilidade do artista Olaf Pugner.

Dan parafusou rodas de cubos de aço fino e bem ao centro o símbolo da grife sueca, que ele tanto admira.

Muitos desses apetrechos que enfeitam o Scania não podem ser adquiridos em lojas convencionais de acessórios, tampouco pela internet, pois foram desenvolvidos exclusivamente para Dan, e alguns até idealizados por ele mesmo.

Razão pela qual para Dan Bahleda esse caminhão não tem preço.

Fotos: Divulgação

Fonte: Transporte Online

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Imigrantes em Calais invadem caminhões no túnel que faz ligação com a Inglaterra

Uma greve no porto de Calais suspendeu os serviços de balsa entre a França e o Reino Unido pelo Canal da Mancha, nesta terça-feira (23).
Imigrantes irregulares se aproveitaram da longa fila de caminhões para entrar nos veículos


Imigrantes irregulares se aproveitaram da longa fila de caminhões para entrar nos veículos

Imigrantes irregulares se aproveitaram da longa fila de caminhões - os quais, na ausência de balsas, foram forçados a cruzar o canal pelo Eurotúnel - para entrar nos compartimentos traseiros e, assim, tentar pegar "carona" rumo ao Reino Unido.
Calais é ponto de ligação entre o continente europeu e as cidades do sul britânico. Cerca de 3 mil migrantes vivem nos arredores da cidade, à espera de uma oportunidade para cruzar o canal da Mancha.
Mais tarde, os grevistas interromperam também o tráfego pelo túnel. A greve dos trabalhadores portuários foi encerrada ainda nesta terça, mas o trânsito permanecia lento.

Imigrantes que tentam chegar na Inglaterra pelo norte da França, na cidade portuária de Calais, invadiram caminhões parados no trânsito por causa da greve dos trabalhadores da linha do trem do Eurotunnel, que liga os dois países.
Um vídeo filmado perto da entrada do Eurotunnel mostra imigrantes correndo para alcançar um caminhão se movendo lentamente pelo tráfego. A greve interrompeu o serviço ferroviário para a cidade inglesa de Dover, fazendo com que os motoristas de caminhão desviassem de sua rota através do Eurotunnel. De acordo com a Eurostar, empresa ferroviária, os imigrantes se aproveitavam da lentidão para conseguir de qualquer maneira a travessia para o Reino Unido.
A Eurostar divulgou nesta terça-feira que cancelou todos os trens pelo resto do dia através do túnel que liga a França e a Inglaterra, após os trabalhadores em greve colocarem fogo nos pneus dos trens.
O grupo protesta contra o corte de empregos. Centenas de imigrantes estão acampados em Calais com o objetivo de atravessar a fronteira para a Inglaterra em busca de uma vida melhor. Fonte: Associated Press.

Fonte: Último Segundo

terça-feira, 23 de junho de 2015

Polícia multa escultura de carro

A polícia municipal de Karlsruhe, na Alemanha, multou a escultura de um carro criada pelo artista Erwin Wurm.

Polícia multa escultura de carro
Erwin Wurm viu uma das suas obras, instalada num passeio de Karlsruhe - uma réplica da Mercedes-Benz MB 100 -, ser multada pela polícia municipal. O artista austríaco é conhecido por recriar carros históricos em conceitos humorísticos, tal como aquele retratado na rua da cidade alemã. Resta saber se o polícia multou o carro por piada ou sem saber que se tratava efetivamente de uma escultura.

Fonte: Auto Hoje

Caminhão “fecha” estrada e encrenca com grupo de motoqueiros no Japão

Caminhoneiro "fechou" a estrada e encrenca com grupo de motoqueiros que andavam de maneira perigosa. 

Com câmeras para carros e câmeras esportivas como a gopro, juntamente com as redes sociais, muitos vídeos de casos inusitados no trânsito vieram à tona.
Um grupo de motoqueiros estava a passeio numa estrada, quando um caminhão com placa de Ehime ultrapassou o grupo pela faixa amarela e fechou a estrada. Infelizmente, o local não pode ser identificado.
Momentos depois, o motorista desceu com um cano de ferro na mão e foi em direção a um dos motoqueiros. O caminhoneiro estava nervoso por causa da maneira perigosa que o grupo estava percorrendo a estrada.
&nbspCaminhão
Caminhoneiro: “Que maneira é essa que vocês estão andando? E aí? Vai encarar? Vai?”
Motoqueiro: “E essa ultrapassagem que você fez? Não é perigosa também não? Nós estamos correndo normal, de boa”
Caminhoneiro: “O normal de vocês é aquilo?”
Motoqueiro: “O nosso normal é aquilo”
Caminhoneiro: “Então, tá bom”
Aqui a acaba a discussão entre ambos, mas não o problema.

Veja o vídeo:


Após da postagem do vídeo, foi descoberto que o passeio de motoqueiros foi organizado por uma loja de motos em Aichi credenciada oficialmente pela Kawasaki. Logo, o vídeo tornou-se um pesadelo para a loja, já que um estabelecimento reconhecido pela Kawasaki admitiu (e com provas em vídeo) que o “normal” deles é de maneira arriscada e estorvante aos demais motoristas.

Internautas continuam discutindo se o “normal” dos motoqueiros era realmente normal e foi apenas um equívoco ou se o caminhoneiro tinha toda a razão da briga.

Fonte: Portal mie

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Samsung quer reduzir acidentes em estradas com o conceito de “caminhão transparente”

Samsung Safety

semi-trailer-display-video-screen-live-feed-safety-truck-samsung-3

semi-trailer-display-video-screen-live-feed-safety-truck-samsung-4

O departamento de marketing da Samsung acaba de lançar uma iniciativa em nome da segurança em estradas da Argentina. Chamada de Safety Truck, trata-se da ideia de colocar uma câmera na frente de caminhões e transmitir a imagem para um painel de LCD na traseira, servindo como uma forma segura de quem vem atrás fazer a ultrapassagem. Isso é ainda mais útil em um país repleto de vias de mão dupla, como é o caso argentino.

O conceito de “caminhão transparente”, no entanto, não é novo, como lembra o site americano The Verge. Em 2009, designers russos já haviam introduzido a ideia. A diferença é que agora o projeto saiu do papel e, realmente, ganhou as estradas.

Dá para conferir no vídeo abaixo como ficou o caminhão:

Fonte: INFO Online

Três pessoas morrem em acidente na BR-282, em Águas Mornas

Caminhão frigorífico tombou em uma curva por volta de 7h40min desta segunda

Um caminhão frigorífico tombou em uma curva no Km 46 da BR-282, em Águas Mornas, na Grande Florianópolis, e deixou três pessoas mortas na manhã desta segunda-feira.

O acidente ocorreu por volta de 7h40min e bloqueou completamente o trânsito na rodovia, já que a carga do veículo se espalhou pelas pistas.

Os bombeiros trabalharam na remoção dos corpos e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou totalmente o tráfego na BR-282 pouco depois das 10h. 

Anda não há informações sobre a identidade das vítimas. Duas delas são motorista e passageiro do caminhão frigorífico. Logo após a retirada do caminhão, um terceiro corpo foi encontrado embaixo da carreta. Ele já foi identificado, mas sua identidade não foi confirmada pelo IML de Florianópolis.

O acidente não envolveu outros veículos.Três pessoas morrem em acidente na BR-282, em Águas Mornas Batalhão de Operações Aéreas/Divulgação

Fonte: Diario Catarinense

PM apreende dois caminhões-tanque com 600 mil maços de cigarros

Prisões e apreensão ocorreu nesta segunda (22), em Alto Paraíso, no PR.
Motorista e passageiro de um dos veículos foram presos em flagrante.


Duas pessoas foram presas quando transportavam 600 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai em Alto Paraíso, no noroeste do Paraná, na madrugada desta segunda-feira (22).
De acordo com a Polícia Militar (PM), uma denúncia anônima informou que dois caminhões de combustíveis estavam carregados de cigarros.

O primeiro veículo foi parado pela polícia logo após o motorista ter saído da chácara onde os cigarros foram carregados, segundo a PM. Depois de prender o motorista e o passageiro, a PM seguiu até a chácara e encontrou o segundo caminhão carregado com a mercadoria. Ninguém foi preso no local.
À polícia, o motorista do primeiro caminhão-tanque disse que levaria a droga para Maringá, no norte. Porém, a PM desconfia que a carga seria entregue em São Paulo.
Os dois presos, os caminhões e as mercadorias serão levados para a Polícia Federal de Guaíra, no oeste do Paraná.

Fonte: G1

domingo, 21 de junho de 2015

Acidente entre dois caminhões deixa um morto e dois feridos em Mafra

Ocorrência foi registrada nesta manhã no km 155 na BR-280

Acidente entre dois caminhões deixa um morto e dois feridos em Mafra Divulgação/Agencia RBS



Um homem de 27 anos morreu e outros dois ficaram feridos em um acidente na manhã desta segunda-feira no km 160, próximo ao trevo do Rio da Areia na BR-280, em Mafra, Planalto Norte de Santa Catarina.

Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militares de Mafra, o acidente envolveu dois caminhões. O caminhão baú com placas de Água Doce seguia em direção a Rio Negrinho e o caminhão carreta com placas de São Ludgero estava vindo em direção contrária, quando houve a colisão frontal. A batida ocorreu por volta das 8 horas desta manhã. 

O motorista do caminhão, Kleyton Leonardo Lettrari, ficou preso às ferragens e morreu na hora. O pai do condutor estava como passageiro no mesmo caminhão e teve ferimentos leves. O motorista do caminhão maior foi conduzido em estado grave para ohospital São Vicente de Paulo de Mafra

A pista ficou parcialmente bloqueada e teve congestionamento até às 10h40 desta segunda-feira.

Fonte: A noticia

terça-feira, 9 de junho de 2015

Rampas de escape evitam acidentes caso caminhões não consigam frear

Rampas são construídas às margens das rodovias como a Anchieta, em SP. 
Medida simples pode aumentar a segurança nas estradas e salvar vidas.


Uma medida simples, como as rampas de escape, pode aumentar a segurança nas estradas e salvar vidas. Elas são construídas às margens das rodovias para caminhões e ônibus que não conseguem parar, caso fiquem sem freio durante a descida. O único problema é que no Brasil só existem três rampas de escape.
Imagens mostram quando um ônibus aparece na curva, sai da pista e quase tomba com 50 pessoas a bordo. Ele perdeu o freio. O motorista só conseguiu parar porque viu o aviso: área de escape, antes da curva e não foi só ele. Uma carreta cruza as faixas, na frente de outro caminhão, entra na área de emergência e para de forma brusca, alguns metros adiante. A pista é chamada de rampa de escape. Assista ao vídeo.
Tem quase cem metros de comprimento e um metro de profundidade. A primeira rampa foi construída há mais de 12 anos. Ela fica no começo da descida da serra da Via Anchieta, o caminho feito por carretas vindas de todo o país, com produtos que vão ser exportados através do Porto de Santos, no litoral paulista. É tráfego pesado e que ainda conta com abuso da velocidade e com o excesso de peso.
Por isso, outra rampa foi aberta no final da serra da Anchieta, no ano passado, depois de passar nos testes feitos com carretas carregadas com quase 40 toneladas. As duas já evitaram 724 acidentes.
“Primeiro nós reduzimos as causas-morte no trecho. Ele também evita a colisão traseira porque ele sabe que tem um área, quando ele consegue chegar na área, ele usa ela com sucesso. Isso evita sim um mau maior ou uma gravidade maior do acidente”, fala o coordenador de tráfego da Ecovias, Raul Boff.
Apesar da eficiência, só duas rodovias do Brasil tem rampas de escape. Além da Via Anchieta, em São Paulo, outra foi inaugurada na BR-376, no Paraná. O caminho de tudo o que é produzido no Sul do país é embarcado no Porto de Itajaí, em Santa Catarina. A rampa já evitou 125 acidentes. A serra, no Paraná, tem 19 quilômetros. Do topo até o final são 710 metros de declive. O abuso é constante. Uns aceleram demais e caminhões que quase não suportam o peso.
“A cada dez caminhões cerca de quatro veículos tem problema de freio. Desde problemas de lona de freio, que há muito desgastada, as mangueiras de ar está comprometida, problema na distribuição do óleo hidráulico. São problemas diversos que são característicos de falta de manutenção”, fala diz o gerente de operações da Autopista Litoral Sul, Ademir Custódio.
Quando o caminhoneiro não está correndo e vê a rampa, ele consegue entrar bem devagar. Mas, se o defeito aparece quando a velocidade é alta, não tem jeito. A rampa é invadida e mesmo assim o caminhão para. O último caminhão entrou na rampa à noite, duas semanas atrás, porque faltou freio.  Era o caminhoneiro Elton Fernando Araújo quem dirigia a carreta- frigorífico. O caminhão dele ficou intacto e ele já voltou a trabalhar.
“Eu estava aquecendo os freios, começou a fumaçar os freios, eu avistei a rampa já. É horrível. Você pensa na família, você pensa em tudo. Pensa em quem está andando na estrada também, a cabeça pensa num monte de coisa. Mas tem que manter a calma para poder decidir o que vai fazer”, conta o caminhoneiro.
Segundo a concessionária Ecovias, a rampa de escape construída no quilômetro 49 da Rodovia Anchieta custou R$ 2,5 milhões.
Fonte: Jornal Hoje