quarta-feira, 1 de julho de 2015

Trecho Leste do Rodoanel (SP-21) é inaugurado

rodoanel-novo-inauguracao

Os 5,5 quilômetros da segunda etapa das obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) foram inaugurados nesta sexta-feira (26/6).


Com o término do segmento ficam concluídos os 43,5 quilômetros de pistas que fazem a interligação entre o Trecho Sul, no município de Mauá, e a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá.

O segmento inaugurado faz a ligação da Dutra com a Rodovia Ayrton Senna (SP-070), e irá se transformar em importante rota entre o município de Guarulhos, o segundo maior município do Estado, e a Baixada Santista, acessada através do Trecho Sul, permitindo também a ligação com os municípios do Interior, pela SP-070 e pelas rodovias que podem ser acessadas através do Trecho Oeste.

Com investimento de R$ 4,5 bilhões, a obra foi pela concessionária SPMar sob fiscalização e gerenciamento da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Iniciada em 2011, a construção das pistas deveria ter sido concluída em março de 2014 pela concessionária SPMar, mas foi entregue incompleta (até a Ayrton Senna) em julho do ano passado.

O Trecho Leste terá seis praças de pedágio, com tarifa de R$ 2,10, ainda sem data definida para o início da cobrança.

Motoristas que trafegam pela Dutra, no sentido Rio, e quiserem entrar no anel viário estadual terão de pagar pedágio de R$ 2,70 para a CCR Nova Dutra. Será o segundo pedágio para entrar no Rodoanel, sendo que um já funciona na praça da Rodovia dos Imigrantes, no acesso ao Trecho Sul.

O trecho inaugurado conta com 120 equipamentos instalados em todo o Trecho Leste do Rodoanel: câmeras de monitoramento, telefones de emergência e painéis de mensagens variáveis etc.

As pistas contarão com o apoio de nove viaturas operacionais da concessionária para realizar diversos atendimentos aos motoristas e passageiros.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Caminhoneiro escapa de quadrilha de ''falso frete'' por duas vezes

Vítima desconfiou de contratação idêntica à primeira vez e acionou a polícia

Caminhoneiro é vítima de ladrões duas vezes em uma semana em MS (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)
Cinco integrantes de uma quadrilha especializada no golpe do falso frete foi presa na última sexta-feira (26), depois que a vítima desconfiou da contratação e acionou a polícia. Darci Rodrigues Cavassola, 32 anos, já havia sido vítima de uma tentativa de roubo no último dia (23) e, em ambas situações, o foco dos bandidos era um caminhão bitrem avaliado em R$ 270 mil, que seria levado até a fronteira com o Paraguai. 
De acordo com o delegado Ivahyr Luiz de Campos, os cinco presos nesta sexta-feira não são os mesmos envolvidos na tentativa do último dia (23). Ainda segundo o delegado, apesar de grupos diferentes, há indícios de que os dois crimes tenham sido orquestrados pela mesma pessoa.
"São outros envolvidos, inclusive para dificultar a ação da polícia. Durante as investigações, chegamos a informações de que o mandante está preso na Máxima e coordena os assaltos de dentro da unidade prisional", disse o delegado.
Os bandidos entraram em contato com a vítima e alegaram ter pegado o contato em um site de fretes. Mas o que chamou a atenção de Darci foi que o produto, valor e condições de pagamento eram as mesmas da última tentativa de assalto. Na mesma hora, ele acionou a polícia. Uma equipe da Denar também foi acionada por meio de denúncia.
No local, Jefferson Peralta Ximenes e Rafael Rodrigues da Silva, ambos com 19 anos, esperavam a vítima no posto de combustível. Armados com um revólver 357 de uso restrito, os dois também amarrariam e deixariam Darci sob cárcere até o caminhão chegar na fronteira com o país vizinho. Durante a abordagem, confessaram a intenção de roubo.
Por meio de um telefonema recebido por Rafael, os policiais chegaram ao casal formado por Edna Cristina Guimaraes Ricarde, 42 anos e José Vanderlei da Silva, 48 anos, moradores em Ponta Porã que fariam o transporte do veículo até a fronteira. Já Huderson Donega Coelho, 29 anos, faria o papel de batedor.
Todos os envolvidos foram presos e responderão por tentativa de roubo e associação criminosa.
1ª TENTATIVA
No último dia 23 de junho, Darci foi contratado para fazer o transporte de açúcar e o ponto de encontro para carga e descarga da mercadoria era em um posto de combustível do Distrito do Indubrasil. Os bandidos chegaram a sair com o veículo, mas foram alcançados e presos pela polícia.

Fonte: Região News

Família de caminhoneiro morto em acidente com caminhão do Exército receberá indenização

A União foi condenada a pagar indenização de R$ 290 mil à família de um motorista morto em acidente de trânsito que envolveu um caminhão do Exército, em Santiago (RS). A decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi tomada na última semana e confirmou sentença de primeira instância.
O homem faleceu em abril de 2013, ao ser atingido na cabeça por uma anilha que se soltou do eixo do caminhão. Na ocasião, ele dirigia um veículo de coleta de lixo da empresa em que trabalhava.
Após o ocorrido, seus familiares – viúva, dois filhos e três netos – ajuizaram ação pedindo indenização por danos morais e materiais. Além do sofrimento emocional, o falecido sustentava a família.
A União apontou a inexistência de responsabilidade por se tratar de um acidente. Alegou que todas as providências esperadas foram tomadas, tendo o ocorrido se dado por falha técnica. Segundo o depoimento prestado por um militar, foi apontada omissão por parte das forças armadas, tendo em vista que o imprevisto poderia ter sido evitado com uma simples vistoria no caminhão.
Conforme o desembargador federal Fernando Quadros da Silva, relator do processo, a União é responsável por danos que seu agentes causem a terceiros, independentemente de dolo ou culpa.
Segundo o magistrado, “ficou demonstrado o transporte inadequado da anilha como causador do acidente, uma vez que as condições de armazenamento da peça em compartimento sem tampa e de maneira solta mostraram-se extremamente inseguras”.
Família de caminhoneiro morto em acidente envolvendo caminhão do Exército receberá indenização  Arami Fumaco/Especial
Fonte: TRF4